top of page

Sequenciamento Sanger

Uma forma confiável e acessível de estabelecer identificações taxonômicas a nível de gênero. O sequenciamento de Sanger foi desenvolvido nos anos 1970, mas segue sendo padrão ouro devido à sua alta precisão.

time_azul.png
novo correios.png

Coleta

Receba o kit de coleta com a solução estabilizante de inativação. Faça a coleta das amostras conforme o manual. Retorne em uma agência dos Correios.

Processamento

Fazemos extração e amplificação de DNA de amostras de isolados, como bactérias e fungos, e de amostras complexas, como solo, fezes, entre outras.

Sequenciamento

De acordo com o tipo de serviço, suas amostras são sequenciadas. Nosso método de sequenciamento de DNA fornece resultados acurados e de maneira rápida. 

Bioinformática

Analisamos os dados utilizando ferramentas 

de bioinformática e elaboramos um relatório

ou laudo contextualizado e de fácil interpretação.

bacterias_dna@2x.png

Sequenciamento

Sanger: identificação clássica para culturas isoladas

Precisa identificar ou diferenciar culturas? Escolha o sequenciamento de Sanger! Um método rápido, simples, consolidado e com o melhor custo-benefício para análises de isolados. Esse tipo de sequenciamento é utilizado para pequenas regiões do DNA, motivo que limita a identificação apenas até o nível de gênero, mas não diminui sua precisão. A partir do gene 16S rDNA, que consiste em aproximadamente 1.500 pb (pares de base) de sequências nucleotídicas conservadas, e do gene ITS rDNA (cerca de 600 pb), é possível identificar gêneros de bactérias e de fungos respectivamente, além de analisar suas relações filogenéticas. 

  • O que é o microbioma intestinal?
    O microbioma intestinal representa a comunidade de microrganismos presentes em nosso intestino. As bactérias intestinais têm um enorme potencial para impactar nossa fisiologia, tanto na saúde quanto na doença. Os microrganismos contribuem com funções metabólicas essenciais, assim como a digestão de alimentos, metabolização de medicamentos, produção de hormônios, proteção contra patógenos e modulação do sistema imunológico, afetando direta ou indiretamente, por meio dessas funções básicas, a maioria de nossas funções fisiológicas.
  • O que é o Agrega Microbiome?
    O Agrega Microbiome é um kit de análise de microbioma desenvolvido para definir a composição de bactérias presentes em uma amostra de fezes que reflita a comunidade do intestino. O relatório do Agrega Microbiome é feito com base nos resultados de pesquisas científicas a respeito da relação entre o microbioma intestinal e muitos aspectos da saúde e bem-estar dos seres humanos. Você pode acessar um exemplo de relatório clicando aqui.
  • As crianças podem fazer o teste Agrega Microbiome?
    Não, o teste destina-se apenas a pessoas maiores de 18 anos. O microbioma das crianças e dos adolescentes muda e evolui durante o seu crescimento e isso não condiz com nosso sistema de interpretação.
  • Qual a diferença entre o Agrega Microbiome e a análise laboratorial de fezes?
    O Agrega Microbiome utiliza sequenciamento de DNA em larga escala, método que permite a identificação de todas as bactérias presentes em uma amostra de fezes. As análises laboratoriais convencionais utilizam o cultivo em meio de cultura, método que acessa apenas alguns microrganismos cultiváveis da amostra.
  • Como sabemos que as bactérias afetam nossa saúde?
    Mais de 20.000 artigos científicos foram publicados sobre o microbioma intestinal e sua relação com várias condições de saúde na última década. Novas pesquisas são lançadas neste campo todos os meses. Usamos esse extenso corpo de evidências científicas para desenvolver o sistema de interpretação para o teste Agrega Microbiome.
  • Devo seguir uma dieta especial antes de fazer o teste?
    Não, você não deve mudar sua dieta. Continue comendo da maneira que costuma fazer - isso nos permitirá obter uma imagem precisa do seu microbioma 'normal'.
  • Posso fazer o teste se estiver doente, apresentando sintomas ou tomando medicamentos?"
    Você poderá fazer o teste caso façam parte de sua vida cotidiana sintomas como dores, cólicas, constipação ou sensação de inchaço, entre outros. O mesmo se aplica caso você tenha uma doença crônica ou tome medicamentos de uso contínuo. Desta forma, sua amostra conterá o seu microbioma mais típico. Porém, caso sintomas, doenças ou medicamentos sejam de ocorrência ou uso temporário, ao fazer o teste do microbioma seus resultados poderão não ter validade, uma vez que a composição da microbiota pode mudar drasticamente durante crises de saúde ou uso de medicamentos. Se você tomou antibióticos ou anti-inflamatórios por um longo período ou realizou algum procedimento cirúrgico, aguarde cerca de três meses para fazer o teste.
  • Medicamentos ou suplementos alimentares afetam meus resultados?
    Sim. Indique quais medicamentos, antibióticos e probióticos você utilizou antes da realização do teste, pois eles afetam o seu microbioma e podem interferir na avaliação.
  • Como terei acesso aos meus resultados?
    Os resultados do teste do microbioma estarão disponíveis em sua conta pessoal on-line em meu.agregabiotec.com
  • Quando receberei meus resultados?
    Os resultados serão enviados para a sua conta pessoal entre 5 e 10 semanas após a chegada da amostra ao laboratório.
  • Como funciona a assinatura do Agrega Microbiome?
    Com testes adicionais você poderá detectar possíveis alterações em sua saúde intestinal e bem-estar geral ao longo do tempo. A cada 5 meses você receberá um novo Kit de coleta no endereço cadastrado. A cobrança será feita a cada novo envio, utilizando-se para isso o mesmo cartão de crédito de seu primeiro pedido. Você também poderá optar pelo cancelamento de sua assinatura a qualquer tempo. Para cancelar sua assinatura ou alterar o endereço ou forma de cobrança, basta entrar em contato conosco pelo e-mail microbiome@agrega.com. 👉 Com a modalidade de assinatura você ganha brindes, assistência personalizada e um desconto de 10% a partir do segundo teste 😉
bottom of page