top of page

Interações benéficas entre microrganismos na indústria de alimentos

Microrganismos podem causar problemas em toda a cadeia de produção de alimentos. Desde doenças agrícolas até contaminações durante o armazenamento ou produção.

No entanto, muitas soluções para o desenvolvimento de plantas resistentes, diminuir a deterioração de alimentos ou até mesmo as doenças transmitidas por alimentos envolvem outros microrganismos.


Uma das estratégias é potencializar a ação dos microrganismos benéficos. Inclusive, muitas interações entre microrganismos benéficos, têm aplicação na produção de alimentos.


Um resumo sobre as interações entre microrganismos

Os microrganismos podem interagir de diversas maneiras e a interação é classificada conforme a consequência do comportamento para os indivíduos.


Microrganismos que vivem em uma relação íntima configuram uma relação de simbiose. A relação simbiótica capaz de aumentar o fitness dos microrganismos relacionados é denominada mutualística.


Já no comensalismo, um microrganismo beneficia-se da associação enquanto o outro não é afetado (nem positivamente e nem negativamente).


Em uma relação de protocooperação (sinergismo), embora ambos os participantes se beneficiem da interação, ela não é obrigatória e os micro-organismos podem viver de maneira independente. Um exemplo: formação de um produto somente quando duas espécies estão presentes

As interações de efeitos negativos englobam a predação, a competição, o parasitismo e amensalismo. Nesse último caso, o microrganismo efetor causa um efeito negativo no receptor enquanto ele permanece inalterado.


Interações benéficas com aplicação na produção de alimentos

O comensalismo é um tipo de relação bastante observado em processos fermentativos na indústria de alimentos.


Em queijos suíços, por exemplo, bactérias produtoras de ácido propiônico (responsáveis pelos buraquinhos do queijo) utilizam o ácido lático produzido pelas bactérias ácido láticas que atuam como culturas starter*.


Um caso especial de amensalimo, denominado antagonismo (efeito direto), ocorre quando o subproduto apresenta poder biocida. Essa relação antagônica causada por inibição química é denominada antibiose.

No contexto da microbiologia de alimentos, a produção de bacteriocinas pelas bactérias ácido láticas reprimem outros microrganismos e, até mesmo, tem importante papel na dinâmica populacional. A nisina, por exemplo, um metabólito comum sintetizado por Lactococcus lactis (do grupo do lantabióticos) é amplamente usado na preservação de alimentos.

Certamente, os estudos genômicos possibilitam o desenvolvimento de soluções para a indústria alimentícia. Do controle microbiológico à manufatura de produtos inovadores baseados em atividades microbianas!


Inove e proteja sua marca com a Agrega!


A Agrega é uma empresa de biotecnologia voltada às análises de sequenciamento de DNA. Dispomos de ferramentas avançadas para identificação e análise de genomas. Atuamos em diversos segmentos, inclusive na indústria e PeD. Para dúvidas e orçamentos entre em contato conosco em clientes@agregabiotec.com


* Cultura starter é aquela que produz um ácido fundamental para a produção do queijo.


Referências

Food, glorious food?. Nature Reviews Microbiology, v. 3, nº 826 (2005). https://doi.org/10.1038/nrmicro1297


TSHIKANTWA, T. S. et al. Current trends and potential applications of microbial interactions for human welfare. Frontiers in Microbiology, v. 9, nº1156, 2018.









27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page