Diagnóstico completo do solo com o
Agrega Biome Solo

Com o teste de microbioma do solo, você pode predizer a produtividade agrícola da sua lavoura de soja. Descubra as bactérias e os fungos do seu solo utilizando sequenciamento de DNA. 

Não importa se você é produtor rural ou agrônomo, predizer a produtividade da soja pode ser simples. Tenha acesso a um diagnóstico completo capaz de detectar diferenças não percebidas em análises químicas e físicas convencionais. Mensure milhares de microrganismos do seu solo, incluindo bactérias promotoras de crescimento vegetal e patógenos com a nossa mais nova ferramenta de análise biológica do solo.

Descubra qual será a sua produtividade antes mesmo do plantio

Em breve

O Agrega Biome Solo nasceu da união de cientistas do Laboratório de Química Agrícola do DDPA, o mais antigo  laboratório de análise de solos do RS; programadores da Cognitiva Brasil, empresa de  inteligência artificial; e, especialistas em microbiologia agrícola e análise de microbiomas da Agrega.

nossa ferramenta, que está sendo desenvolvida por microbiologistas, cientistas do solo e especialistas em inteligência artificial 

Produtividade

Tenha uma estimativa da produtividade do seu solo. Compare o microbioma do seu solo com o de solos produtivos.

Pragas

Relatório completo de todas as possíveis pragas agrícolas encontradas na sua amostra.

Saúde do solo

Descubra como anda a saúde do seu solo além dos parâmetros químicos e físicos.

Bactérias

Relatório completo dos microrganismos do seu solo, incluindo bactérias benéficas.

Você recebe o Kit Agrega Microbiome Solo com todas as informações para a coleta, que é feita diretamente no campo. Ao receber o Kit, faça a ativação no site, colete a amostra e a envie de volta. Não se preocupe, a caixa original já inclui a postagem pré-paga, então você só precisa entregá-la em uma agência dos Correios. Nós cuidaremos do resto!

Coleta, análise

e resultado

Como fazer?

Como fazer?

Compra

Compre o Kit e receba em casa

Envio

Envie sua amostra para análise

Análise

Sequenciamento e
análises do DNA de bactérias e fungo

Resultados

Acesse seus resultados no site

Compre seu teste

de microbioma do solo para soja

Testamos o microbioma do seu solo usando sequenciamento de DNA em larga escala e inteligência artificial.

Perguntas frequentes

O que é o microbioma?


O microbioma é a comunidade de microrganismos, como bactérias e fungos, que vivem no que vivem dentro de um determinado local. É muito comum que existam significativas diferenças de produtividade agrícola em áreas dentro de um mesmo campo com o mesmo histórico de cultivo, tipo de cultivar da planta e práticas de manejo. Tais discrepâncias muitas vezes se devem a diferentes perfis de microrganismos do solo. Graças aos avanços da tecnologia, agora é possível realizar análises do microbioma para identificar esses microrganismos com base em seu DNA.




Por que devo fazer o teste de microbioma do solo?


O Agrega Biome Solo utiliza inteligência artificial para realizar predições com base nos tipos de microorganismos presentes no solo, dessa forma incluindo as variáveis biológicas aos dados agronômicos dos ensaios químicos e físicos de rotina. Você terá acesso a todos os fungos e bactérias do solo (inclusive possivelmente benéficos e patogênicos), e saberá um valor da sua produtividade predita. Utilizando esse novo indicador de qualidade você vai ter maior segurança quanto ao plantio e manejo da soja.




Posso fazer o teste Agrega Biome Solo em qualquer período do plantio?


Não. O teste destina-se apenas a amostras retiradas nos meses antes da semeadura da soja, de Agosto a Outubro.




Posso fazer o teste Agrega Biome Solo em qualquer tipo de cultivo?


Não. O teste destina-se apenas à soja. O microbioma das diferentes plantas muda e isso não é explicado em nosso sistema de interpretação, e é por isso que nosso teste não é adequado para qualquer cultura.




Qual a diferença entre este teste e a análise laboratorial?


A Agrega usa tecnologia avançada para analisar o DNA de microrganismos. Ao contrário da análise laboratorial convencional, o Agrega Biome Solo não apenas determina qualitativamente a composição dos microrganismos, mas também calcula a proporção de diferentes bactérias e fungos no microbioma. A tecnologia de sequenciamento que é usada para o teste é mais sensível: pode detectar microrganismos que não podem ser cultivados em placas de Petri (o método rotineiramente empregado por laboratórios para análise microbiológica de amostras de solo).




Como sabemos que as bactérias afetam a produção agrícola?


Mais de 16.000 artigos científicos foram publicados sobre o microbioma do solo e sua relação com diferentes tipos de plantas na última década. Novas pesquisas são lançadas neste campo todos os meses. Usamos esse extenso corpo de evidências científicas aliado a técnicas de inteligência artificial para desenvolver o sistema de interpretação para o teste Agrega Biome Solo.




Devo fazer algum manejo diferente no solo antes de fazer o teste?


Não, você não deve mudar o manejo do seu solo antes de fazer o teste. Isso nos permitirá obter uma imagem precisa do microbioma 'normal' do seu solo.




Inoculantes, fungicidas e bactericidas afetam meus resultados?


Sim. Sempre indique quais produtos químicos, físicos ou biológicos você está utilizando quando deseja realizar uma análise. Isso desempenha um papel na avaliação, pois afeta o microbioma do seu solo.




Onde posso obter meus resultados?


Os resultados do teste do microbioma estarão disponíveis em sua conta pessoal on-line em
meu.agregabiotec.com




Quando receberei meus resultados?


Seus resultados serão enviados para sua conta pessoal entre 5 e 10 semanas após a chegada da amostra ao laboratório.





Av. bento Gonçalves, 9.500 Prédio 43.421

Agronomia/RS, 91509-900

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

@Agrega 2020. Todos direitos reservados.